domingo, 3 de novembro de 2024

114 Aniversário

É do conhecimento generalizado, que no nosso país sobretudo depois do 25 de Abril de 1974, que a existência de associações e colectividades reforça o espírito solidário e comunitário, mas também a formação de cidadãos activos, empenhados em contribuir e desempenhar o seu papel num sistema democrático que nem sempre o permite.

São poucas as associações que podem celebrar 114 anos de vida com actividades e o mesmo fulgor dos primeiros anos de vida, contudo com um passado rico como o nosso, estamos orientados em manter a União Artística Vilarealense viva para podermos juntos continuar a sonhar um futuro associativo que nos garanta a independência, a força e um papel de destaque á imagem do trabalho dos nossos antecessores e do que acreditamos ser uma melhor sociedade colectiva, com a ideia centrada fora do lucro, a favor de uma solidariedade práctica.

Nos últimos cinco anos, devido à crise pós pandemia e à pressão imobiliária vários espaços associativos e culturais foram obrigados a fechar portas.


Na zona histórica de Vila Real somos a única colectividade em funcionamento, contudo o número de associados e residentes é quase nulo, contrariamente ao que sempre se verificou, uma tendência que se assentua pelo número de associados que já faleceram ou foram obrigados a se deslocar do seu local habitual de residência.


Em 2024, a União Artística Vilarealense, devido á parceria com a Imperialis Serenatum Túnix
- Tuna Masculina da UTAD teve a possibilidade de organizar em Maio, o festival anual de tunas da secção. Uma actividade de vital importância para nós pois mantém vivo o espírito das várias actividades culturais desenvolvidas pela União Artística Vilarealense, fundada em 1910.

Continuamos a ceder o espaço da sala de convívio Joaquim Barreiro dos Santos, como espaço de convívio e reunião semanal dos grupos de narcóticos anónimos.

Nos dois últimos anos ficamos privados do habitual apoio municipal, mas uma situação administrativa que entretanto ultrapassamos faz nos acreditar que o mesmo possa ser recuperado em 2025, afinal de contas, de vital importância pois a par das quotizações não existe outra forma de rendimento. 

Seguro que o futuro só pode ser maior e melhor duas últimas palavras, primeiro um grande bem hajam a todos que ao longo dos anos contribuíram para o engrandecimento da União Artística Vilarealense e depois um obrigado a toda a equipa directiva e associados, que teimosamente além da quota paga directamente por via bancária, acreditam nesta forma de estar e sentir a nossa União Artística Vilarealense.

O presidente 

António Silva 

114 Aniversário

É do conhecimento generalizado, que no nosso país sobretudo depois do 25 de Abril de 1974, que a existência de associações e colectividades ...