A União Artística Vilarealense anuncia hoje com agrado o Programa de Comemorações do seu Centenário, marcado por um conjunto de acções e eventos que terão como propósito dignificar o trabalho meritório realizado nestes cem anos.
As comemorações do centenário pretendem acima de tudo ligar a tradição do passado com os objectivos traçados para o futuro.
Fundada a 12 de Dezembro de 1909, a União Artística Vilarealense foi a primeira associação operária em Vila Real, estando na génese de uma nova era do Associativismo no Norte do País.
Constituída com o propósito de ajudar a melhorar a situação dos seus associados e suas famílias, bem como para defender todos os interesses das classes proletárias, foram concretizadas, logo no primeiro ano, duas actividades de crucial importância para a sua afirmação: a criação da Caixa de Socorros Virgínia Teixeira Brouillard e a comemoração do 1.º de Maio, dia consagrado ás classes trabalhadoras.
Criada numa altura em que não existia serviço nacional de saúde ou de segurança social, através das suas Caixas de Socorros a União Artística Vilarealense prestava auxílio em caso de doença com assistência médica e remédios gratuitos; quando desempregados com a atribuição de um subsídio pecuniário; e ainda com um subsídio para funeral.