segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Aí está o Centenário...

Vila Real, 25 de Outubro de 2010

A União Artística Vilarealense anuncia hoje com agrado o Programa de Comemorações do seu Centenário, marcado por um conjunto de acções e eventos que terão como propósito dignificar o trabalho meritório realizado nestes cem anos.
As comemorações do centenário pretendem acima de tudo ligar a tradição do passado com os objectivos traçados para o futuro.
Fundada a 12 de Dezembro de 1909, a União Artística Vilarealense foi a primeira associação operária em Vila Real, estando na génese de uma nova era do Associativismo no Norte do País.
Constituída com o propósito de ajudar a melhorar a situação dos seus associados e suas famílias, bem como para defender todos os interesses das classes proletárias, foram concretizadas, logo no primeiro ano, duas actividades de crucial importância para a sua afirmação: a criação da Caixa de Socorros Virgínia Teixeira Brouillard e a comemoração do 1.º de Maio, dia consagrado ás classes trabalhadoras.
Criada numa altura em que não existia serviço nacional de saúde ou de segurança social, através das suas Caixas de Socorros a União Artística Vilarealense prestava auxílio em caso de doença com assistência médica e remédios gratuitos; quando desempregados com a atribuição de um subsídio pecuniário; e ainda com um subsídio para funeral.
Com uma história de cem anos fundamental para o fomento e desenvolvimento de outras colectividades na cidade de Vila Real, a União Artística Vilarealense assume-se hoje como a mais antiga associação ao serviço da cidade, com 5 colectividades filiadas, para além de 520 associados gerindo cerca de 50 horas de utilização semanal regular das suas instalações.
O primeiro centenário representa, para nós, um marco fundamental, pelo que estão previstas a realização de diversas acções que aproximarão ainda mais a União Artística Vilarealense dos seus associados.
As iniciativas de comemoração do Centenário terão início já no próximo dia 1 de Novembro prolongando-se até ao próximo ano e do programa constam:
1. Sessão Solene do Centenário
No dia 1 de Novembro, pelas 15h30 a União Artística Vilarealense irá festejar o jubileu com a realização de uma sessão solene, ponto alto das comemorações do centenário, durante a qual serão atribuídos diplomas e prestadas outro tipo de homenagens a todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram para o sucesso desta colectividade.

2. Portas Abertas
Durante todo o mês de Novembro, a União Artística Vilarealense abrirá as suas portas a presidentes e dirigentes de outras associações do concelho, a autarcas do Distrito e a todos aqueles que gostam do associativismo proporcionando visitas guiadas à exposição alusiva ao Centenário e ás suas instalações.

3. Jogos Comemorativos do Centenário 
Entre os meses de Dezembro e Janeiro, serão realizados vários jogos comemorativos do Centenário da União Artística Vilarealense entre os nossos associados, de entre os quais destacamos os jogos de salão: Sueca, King, Damas e Dominó.

Sobre este Centenário, o Presidente da União Artística Vilarealense, Euclides Almeida, refere que “queremos que este Centenário seja celebrado, não só pelos associados da União Artística Vilarealense, como também por todos aqueles que estão ligados à nossa Associação ou que simplesmente gostam dela. Por esse motivo, elaborámos um conjunto de actividades com o pretexto de dar a conhecer o que se passou no decorrer destes 100 anos, mas acima de tudo demonstrar que esta Associação não está centrada no seu passado, mas que tem uma visão de futuro. E, por esse motivo, algumas destas iniciativas não ficarão cingidas apenas a este ano, podendo ser replicadas no decorrer dos próximos anos..."
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
O ano do Centenário ficará, ainda, marcado pelo lançamento de uma campanha de angariação de fundos para concretizar a ideia da realização de um documentário e o lançamento de um livro que terão como finalidade retratar os cem anos desta Associação, assim como, alguns dos episódios que a marcaram e que assim ficarão registados na história da União Artística Vilarealense.
Este será, portanto, um ano todo ele repleto de acontecimentos que terão como pretexto celebrar não só o Aniversário da Associação, mas acima de tudo celebrar o voluntariado de que tanto gostamos.
____________________________

Compareçam em massa no próximo dia 1, o dia consagrado para celebrar o centésimo aniversário da fundação "da nossa tão querida União Artística Vilarealense."
Até lá com um forte abraço de parabéns! Bem hajam...
A Comissão Administrativa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe-nos a sua opinião, a sua pergunta, comentário ou sugestão.
Todas serão tidas em consideração. Obrigado pela sua visita...

Valências Mutualistas I

Apenas após duas reuniões de direcção realizadas, desde a decisão de 12 de Dezembro de 1909 de fundar uma associação de pobres e humildes a ...