terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Plano de Acção 2014

A União Artística Vilarealense – Socorros Mútuos (UAV), fundada em 1910 como Associação Mutualista, de Cultura, Recreio e Desporto, caracterizou-se ao longo da sua existência, também pelo seu papel interventivo nas relações de solidariedade entre todos os associados, e com a sociedade civil em particular.
A sua acção Social prosseguiu no tempo, e urge adequar-se á realidade, na dimensão das necessidades sentidas pelos cidadãos mais vulneráveis, nomeadamente, para responder às necessidades sentidas pelos associados com mais anos de filiação (por isso também de maior idade). As parcerias e contactos com a Segurança Social são cruciais para o registo e efectivação das novas valências, nomeadamente o Centro Comunitário, a Cantina Social, a Lavandaria Social e o Serviço de Assistência Domiciliária 24 Horas, a desenvolver no âmbito da reestruturação massiva do edifício-sede. 
A acção Mutualista será reforçada com a reactivação do antigo “Subsídio de Funeral”, em actividade entre 1912 e 1986. De uma forma pensada e estruturada do ponto de vista financeiro, irá permitir o seu auto-financiamento e acima de tudo, cumprir a vontade expressa pelos associados como mais uma ajuda para as suas famílias.
A sua acção Cultural tem sido sempre a mais marcante ao longo de toda a sua existência, não só pelo seu papel recreativo incontornável, em prol do desenvolvimento da cultura, e do desenvolvimento de cada indivíduo, mas sobretudo, na aposta assumida de associar os valores promotores da cultura com um modelo cultural inclusivo, sem quaisquer barreiras (sociais, geracionais ou outras), mantendo o cunho e o legado das iniciativas realizadas. O modelo do festival de bandas rock de Vila Real, iniciado na década de 90, e retomado em 2013, com a realização do “1.º Sardinhas Open Air” no dia de São João, resultou em pleno no que diz respeito à promoção das bandas de Vila Real intervenientes (catapultando inclusive duas delas para os palcos nacionais), e também, face ao “feedback” sentido por parte dos participantes, dos associados, comerciantes e moradores do centro histórico. Partindo da estruturação desta actividade a nível financeiro (com o objectivo de que a sua realização seja auto sustentável), em conjunto com a Câmara Municipal de Vila Real (CMVR), e com o apoio da Associação Académica da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, das Associações de Estudantes das Escolas Secundárias e das Escolas Profissionais do Concelho, será possível limar arestas, aprimorar e orientar o festival para um ainda maior impacto na divulgação da música e das bandas de Vila Real, assumindo se possível o seu nome original: Rock Nordeste.
A necessidade da manutenção e do reforço do papel da UAV é evidente para nós, face às necessidades crescentes sentidas pelas pessoas, nos seus problemas do dia-a-dia; soluções que apenas podem encontrar nas respostas da actividade organizada pela própria sociedade civil. Os tempos que atravessamos, particularmente duros, devem potenciar soluções criativas e é cada vez mais clara a necessidade de respostas sociais com qualidade e dignidade para todos; um modelo que já defendemos há muito tempo, e que agora é defendido também a nível Europeu com a defesa do conceito de “Empresa Social”, um modelo que a UAV conhece bastante bem pois foi esse o pressuposto da sua criação e mote de funcionamento em mais de metade da sua centenária existência.
O recente diploma, publicado em Diário da Republica, sobre o estatuto do Dirigente Associativo consagra algumas (poucas) regalias mas, sobretudo estipula deveres e obrigações. Conscientes da importância da informação atempada sobre os vários considerandos (legais, apoios e projectos) ao serviço das diferentes Colectividades, Associações e Clubes, e aproveitando a presença da UAV na Mesa Nacional da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, (CPCCRD), é nossa intenção realizar um Encontro Associativo de Vila Real, em conjunto com a CMVR, e com o apoio da CPCCRD, onde para além da reunião entre os responsáveis das diferentes Associações do Concelho para partilha de informações, será dada a possibilidade de ficarem a par das exigências a que agora todos estão sujeitos e, esclarecer outras situações pouco claras no Movimento Associativo, de modo a potenciar essa informação como uma vantagem no funcionamento e planeamento futuro, contando para tal, com a presença e o conhecimento do Vice-presidente da CPCCRD, Dr. Bessa de Carvalho.
Quanto a projectos mais trabalhosos definimos a reconstrução do telhado, uma obra em si já adiada há mais de 20 anos, e que é agora obrigatória, implicando também uma recolha de fundos extra, via marketing e outras actividades a desenvolver para fazer face a esta previsível despesa.
Este plano de actividades á semelhança dos anteriores procura estabelecer linhas orientadoras para a continuação das acções em curso, para o seu alargamento e desenvolvimento, sem esquecer as devidas garantias de estabilidade do ponto de vista da organização interna e sustentabilidade da UAV.
Todas as actividades a realizar serão levadas a cabo com total economia de meios e será indispensável a participação e o empenho, cada vez mais alargado, de todos os Dirigentes, Associados e Amigos, e sobretudo a adequada valorização por parte das Entidades Oficiais e Instituições parceiras, que continuam a ser fundamentais para a sua realização.
Á semelhança dos anos anteriores será dada prioridade ao trabalho desenvolvido em articulação, intercâmbio e parceria com várias entidades locais e nacionais, de entre as quais destacamos pela sua importância, a CMVR; a União de Freguesias de Nossa Senhora da Conceição, São Pedro e São Dinis; a CPCCRD; o Centro Regional de Segurança Social de Vila Real; a Universidade de Trás-Os-Montes e Alto-Douro; a Rede de Unidades de Cuidados Continuados e a Rede Social de Vila Real.

Mantêm-se ainda as parcerias com a Imperialis Serenatum Tunix - Tuna masculina da Utad (desde 1997 na UAV), os três Grupos de Narcóticos Anónimos (desde 1992 na UAV) e o Grupo de Amigos Colecionadores de Vila Real (desde Junho de 2013 na UAV).  
Importa assim, manter e reforçar a UAV como uma Instituição sempre aberta a acolher a iniciativa individual para apresentação de trabalhos ou outras iniciativas culturais, assim como para receber novas parcerias, que permitam igualmente diversificar a sua actividade e aumentar a sua regularidade. A constituição de mais parcerias, formais ou informais, continua assim, a definir a linha de trabalho a seguir.

É nossa convicção que deste modo podemos continuar a conferir à nossa União Artística Vilarealense enorme riqueza e diversidade, honrando o seu legado.

Vila Real, 20 de Janeiro de 2014
A Direcção


PLANO DE ACTIVIDADES 2014

OBJECTIVOS GERAIS
Ø  Promover acções de estabilização/evolução financeira através da admissão de novos associados, do lançamento de novas actividades recreativas, da realização de cursos, da criação de uma base de dados actualizada de associados, parceiros ou do mecenato, da criação de material promocional;
Ø  Contribuir para o desenvolvimento cultural dos cidadãos abrindo espaços de intervenção, de partilha de opiniões ou aprofundamento de conhecimentos;
Ø  Incentivar o desenvolvimento de projectos como forma de promoção do desenvolvimento dos cidadãos;

OBJECTIVOS OPERACIONAIS
Ø  Sede – Alcançar melhores condições físicas
§  Melhorar as condições de conforto e de funcionamento, bem como as condições físicas dos vários espaços, nomeadamente a reconstrução do telhado (essencial nesta altura), o lógico aproveitamento de sótão e consequente plano base da reestruturação de todo o edifício/sede e Garagem, no sentido de potenciar o seu funcionamento, com uma resposta social alargada de qualidade para a área geográfica do centro da cidade de Vila Real;

Ø  Organização e Funcionamento – Conclusão
§  Finalizar o processo de reorganização de serviços, com recurso a ferramentas informáticas;
§  Manter e aprofundar os instrumentos de controlo de qualidade;
§  Reforçar a informação disponibilizada na Internet, incluindo redes sociais, permitindo melhorar a comunicação e interação e promover uma melhor divulgação das actividades e serviços.

Ø  Centro de Convívio “ Joaquim Barreiro dos Santos”
·        Subscrever serviço conjunto de Televisão, Internet e Telefone para utilização regular de todos os associados, seus familiares e público em geral na sede e arredores via rede sem fios;
·        Realização de novos jogos e motivação da sua aprendizagem (gamão, bridge, xadrez, damas);
·        Continuar a realizar diferentes iniciativas que envolvam todos os associados, favorecendo o convívio entre as diferentes gerações e interligando as diferentes vertentes de intervenção;

Ø  Intervenção Social
·        Realizar os esforços necessários para a concretização e validação das valências de Cantina Social, Lavandaria Social e Serviço de Apoio Domiciliário 24 Horas, como forma de responder às necessidades manifestadas a esses níveis.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
Face ao momento complicado que atravessamos e às crescentes exigências impostas, o trabalho a desenvolver centrar-se-á na manutenção e consolidação das respostas e apoios já implementados no âmbito das actividades normais do Centro de Convívio Joaquim Barreiro dos Santos. Pretende-se, que sejam introduzidos novos apoios que permitam não só alargar e qualificar, como impedir o agravamento das condições de vida.

Daremos continuidade às actividades realizadas de carácter lúdico, informativo, recreativo e de lazer, assim como implementaremos novas actividades de estimulação psicomotora e cognitiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe-nos a sua opinião, a sua pergunta, comentário ou sugestão.
Todas serão tidas em consideração. Obrigado pela sua visita...

Valências Mutualistas I

Apenas após duas reuniões de direcção realizadas, desde a decisão de 12 de Dezembro de 1909 de fundar uma associação de pobres e humildes a ...