domingo, 20 de abril de 2014

Relatório de Acção 2013

Apesar da crise económica generalizada, a atividade em 2013 desenvolveu-se de forma significativa, tendo aumentado a sua frequência e participação, tal como planeado.

Agradecemos a todos aqueles que connosco colaboram no crescimento, progresso e construção de um futuro produtivo, solidário e mutualista.

Os mapas produzidos a seguir, esclarecem com o desenvolvimento possível, o movimento dos proveitos e ganhos, e dos custos e perdas registado.

PRINCIPAIS ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS EM 2013

Pese embora o clima vivido, e já referido, desenvolveram-se ao longo do ano um conjunto de actividades, das quais a seguir se destacam as mais significativas...


103.º Aniversário

Tal como manda a tradição realizaram-se as habituais actividades associadas a este dia:
- Alvorada, missa, visita aos cemitérios e devidas homenagens aos associados já falecidos, almoço de convívio e lanche de aniversário.
Devido à alteração governamental alusiva aos feriados Nacionais, pela primeira vez as actividades foram extensas a mais um dia (2 de Novembro) com a realização ainda de uma pequena poule de “sueca” e mais um lanche convívio.
  
Centro de Convívio “Joaquim Barreiro dos Santos”

A contínua realização de convívios regulares por ocasião dos Reis, São Martinho, Natal, 1.º de Maio, Dia das Colectividades, entre outros; permite destacar a sua importância como espaço de convívio inter-geracional, recordando que continua a ser um espaço de troca de ideias, potenciando a cooperação entre os associados que habitualmente utilizam a sala de convívio “Joaquim Barreiro dos Santos” de Segunda a Sábado entre as 13H00 e as 15H30. 
Em média, mais de 8 associados por dia visitam e utilizam este espaço de convívio, apesar de o mesmo, apenas dispor do espaço físico associado, e um rudimentar bar associativo que funciona ainda assim quase todos os dias.  

Dia Mundial da Criança

Foi desenvolvida uma actividade para celebrar este dia, com a apresentação do livro infantil “Os segredos de Constança” pelo autor João Amaral, com oferta de livros ás crianças presentes (no caso 33), numa actividade realizada em parceria com a Junta de Freguesia de São Dinis, destinada a dar a conhecer a obra literária infantil em causa, e a própria União Artística Vilarealense junto dos mais novos.   
Santos Populares 2013

A realização desta actividade, pela terceira vez de forma consecutiva, envolveu uma maior estrutura, quer pelos diferentes momentos realizados; quer pela exigência de estar ao nível de eventos anteriormente realizados. Envolveu ainda uma maior oferta para a cidade de Vila Real e os Vilarealenses, no caso no dia de São João, em especial para os jovens.
Uma aposta ganha pela visibilidade conseguida, e pelos resultados para os intervenientes no festival. Por outro lado, a sua concretização permitiu ainda a criação de uma equipa que esperamos possa vir a ser uma vantagem para futuras actividades culturais a realizar.

De um modo resumido realizaram-se as seguintes actividades:  
·        12/06 – Mesa Redonda “O Movimento Associativo Popular” (A)
·        23/06 – “Sardinhas Open Air” (B)
·        29/06 – “Baile Popular”

Um obrigado em especial para todos os que estiveram envolvidos nos diferentes momentos e iniciativas, a todos os associados, amigos e “vizinhos” da nossa sede associativa, … afinal acabou mesmo por ser a única iniciativa do género realizada em 2013 em Vila Real...

Em particular também um agradecimento especial:
- (A) para o Doutor Bessa de Carvalho, que mais uma vez se prontificou a responder a todas as nossas solicitações ao longo do ano, além da presidência da Mesa Redonda realizada;
- (B) ainda a todas as bandas, músicos e “Staff”, pela paciência e compreensão; ao associado benemérito e às três juntas de freguesia da cidade, São Dinis, São Pedro e Nossa Senhora da Conceição (entretanto alvo de fusão) por acreditarem na nossa capacidade com a exigência que se impunha, e terem contribuído para a sua realização;
- Finalmente, referência ao apoio de logística (palco, 6 grades e energia eléctrica) do Munícipio de Vila Real, ainda que singelo, fundamental para nós e para esta realização em particular. 
  
N-Danças

Por iniciativa de uma associada, e para permitir a criação de uma secção que através da Dança promove-se a práctica regular de exercício físico de forma descontraída, foi criada a devida estrutura, e teve o seu início de actividade em Junho, funcionando no primeiro mês de forma gratuita para todos os associados.
A secção, aberta a todos, disponibiliza uma série de horários dependendo da idade, com um custo mensal associado mínimo para fazer face às despesas inerentes do seu normal funcionamento.
A sua actividade no Salão Nobre, estende-se de Terça-feira a Sexta-feira, entre as 18H00 e as 22H30 englobando associados dos 7 aos 63 anos de idade.

Representações

Pela primeira vez na nossa história associativa centenária, a União Artística Vilarealense foi convidada a fazer parte da lista da Mesa Nacional da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto. A mesma, foi eleita a 02 de Março de 2013, e o Presidente da União Artística Vilarealense tomou posse no cargo de membro da Mesa Nacional para o mandato 2013/2016. Uma decisão pessoal, que no caso engrandece a nossa Associação e que pretende ser o ponto de partida e viragem para a consolidação e regresso das valências sociais e mutualistas em funcionamento na União Artística Vilarealense.  

Parcerias

Mantiveram-se as parcerias já existentes, nomeadamente com:
- os 3 grupos de Narcóticos Anónimos, com reuniões na Sala de Convívio “Joaquim Barreiro dos Santos” á Segunda-feira, Quinta-feira e Domingo, todas as semanas do ano;
- a “Imperialis Serenatum Tunix”, a Tuna Masculina da UTAD, com ensaios e outras actividades nas noites de Segunda-feira e Quarta-feira, entre as 22H30 e as 00H30, durante o período lectivo .

Em Julho, foi assinado um novo protocolo de colaboração anual com o Grupo de Colecionadores de Vila Real, tendo em vista a cedência da Sala de Convívio “Joaquim Barreiro dos Santos” para as suas reuniões e outras actividades regulares. Por interesse manifestado, apenas usufruíram do mesmo durante cerca de três meses.


Outras actividades foram desenvolvidas ao longo do ano em parceria com pequenos grupos da sociedade civil, sendo de destacar a maior destas iniciativas, a participação na realização do II Encontro dos fundadores do Clube Automóvel de Vila Real. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe-nos a sua opinião, a sua pergunta, comentário ou sugestão.
Todas serão tidas em consideração. Obrigado pela sua visita...

Valências Mutualistas I

Apenas após duas reuniões de direcção realizadas, desde a decisão de 12 de Dezembro de 1909 de fundar uma associação de pobres e humildes a ...