quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Valências Mutualistas I

Apenas após duas reuniões de direcção realizadas, desde a decisão de 12 de Dezembro de 1909 de fundar uma associação de pobres e humildes a que alguém se lembrou dar o nome de União de Mocidade Imparcial (nome que eliminava qualquer possível ligação a qualquer fracção politica, designação que manteve até 24 de Março de 1911) foi tomada a decisão de criação da primeira Caixa de Socorros, no dia 30 de Janeiro de 1910, por proposta de Artur Gonçalves Basto (principal impulsionador do desenvolvimento da nossa Colectividade), abrindo-se, para tal, uma quota entre os sócios, cujo valor no entanto se desconhece.

Um ano após a sua criação  foi proposto por um membro da Direcção que à Caixa de Socorros se desse o nome de Dona Virgínia Teixeira Bruillard, em virtude de ter dado provas evidentes de ser uma verdadeira e desvelada protectora das classes trabalhadoras. (desde a primeira hora a Associação teve bom acolhimento por parte da classe operária, pois era a primeira iniciativa do género em Vila Real).

A benemérita após esta resolução, imediatamente respondeu, agradecendo a lembrança e enviando o valioso e importante donativo de 100$00 (cem escudos), que foram empregues na aquisição de títulos de dívida pública, garantidos pelo governo Português.

Uma caixa de socorros que esteve activa até 1977.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe-nos a sua opinião, a sua pergunta, comentário ou sugestão.
Todas serão tidas em consideração. Obrigado pela sua visita...

Valências Mutualistas I

Apenas após duas reuniões de direcção realizadas, desde a decisão de 12 de Dezembro de 1909 de fundar uma associação de pobres e humildes a ...