sábado, 10 de outubro de 2009

"O NOSSO APÊLO" - 1950

Em Julho de 1950 (altura em que se realizou a última revisão de estatutos) a Direcção publicou o referido apelo que passamos a transcrever:

"Da Solidariedade entre os homens, da estreita aproximação e compreensão entre eles, é que há-de nascer a tão desejada "Paz" no Mundo.
A solução dos grandes problemas da "Vida", alcançar-se-á com esta coisa simples:
- uma decidida boa vontade ao serviço do que é razoável e justo;
E nada mais razoável nem mais justo que o convívio fraterno da família humana, partilhando o pão, as alegrias e as próprias dores!
As Associações de "Cultura e Beneficiência" são um caminho aberto e já começado o trilho, para atingir almejado fim. Pela solidariedade dentro delas e entre elas, se poderão derrubar as barreiras que em tantos casos separam os homens e destruir as ruins paixões que envenenam a vida!
A "União Artística Vilarealense" uma das mais antigas Colectividades de Cultura e Beneficiência, conta já no seu activo com algumas iniciativas e realizações de solidariedade de que se orgulha, afirmando-se compenetrada do seu papel e disposta a maior e melhor contribuição para a tarefa de entendimento e de "Paz" em que se encontra empenhada. Mas para levar a cabo tão alta e benemérita tarefa, carece do concurso inteligente de todos os sócios espalhados de Norte a Sul de Portugal.
Daqui os insitamos a agremiarem-se de novo na nossa querida colectividade, fortalecendo-a e alargando-lhe as possibilidades de acção.
E aos actuais associados lembramos que um dos meios de engrandecermos esta causa, consiste em cada um dos inscritos activos impor a si próprio o encargo de fazer registar nos nossos livros, novos e sucessivos associados.
Porque o fim que nos propusemos bem merce o nosso carinho, aqui deixamos um veemente apelo a todas as pessoas de bem. "


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe-nos a sua opinião, a sua pergunta, comentário ou sugestão.
Todas serão tidas em consideração. Obrigado pela sua visita...

Valências Mutualistas I

Apenas após duas reuniões de direcção realizadas, desde a decisão de 12 de Dezembro de 1909 de fundar uma associação de pobres e humildes a ...