quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Carvalho Araújo - 14 de Outubro de 1918

- Uma das mais belas páginas da história da marinha de guerra portuguesa -
"O caça-minas Augusto de Castilho, um antigo barco de pesca reconvertido num navio de guerra, tinha por principal função, no decorrer da I Grande Guerra, a patrulha de alto mar, a rocega de minas e a escolta de comboios de navios. Quando escoltava o navio São Miguel, que se dirigia da Madeira para os Açores, foi surpreendido pelo fogo alemão de um submarino U-139. Apesar do navio de guerra português ter um equipamento bélico muito inferior ao submarino alemão, enfrentou-o corajosamente, permitindo a fuga do vapor São Miguel que transportava cerca de trezentas pessoas, segundo o Diário de Notícias ou mais de mil e quinhentas, de acordo com dados do Museu da Marinha .
O caça-minas Augusto de Castilho acabou por ser afundado pelo submarino alemão mas os portugueses lutaram heroicamente até ao último momento, tendo perdido a vida o 1.º Tenente Carvalho Araújo, comandante do navio, assim como um aspirante a oficial e quatro praças.
Demonstrando uma grande capacidade de sobrevivência, os restantes elementos da tripulação conseguiram resgatar-se numa baleeira, tendo remado, durante seis dias, através do Atlântico, até alcançar a ilha de São Miguel. "
Fonte: Diário de Notícias n.º 29692, de 14-10-1946, p. 1

- " Hei-de morrer como Português " - A reacção à Morte de Carvalho Araújo em Vila Real -
Por subscrição nacional iniciada pela União Artística Vilarealense, o herói vilarealense foi eternamente recordado, num monumento (da autoria do escultor, Anjos Teixeira), inaugurado em 1924, existente na Avenida com o seu nome, na cidade de Vila Real.
Carvalho Araújo obteve várias condecorações , ao longo da sua curta vida militar.
Entre elas avultam a Cruz de Guerra de 2ª Classe e o II Grau da Ordem de Torre Espada , concedidas postumamente.
A maquete em gesso originalmente usada para a construcção do monumento, pode ser visitada diariamente no salão da União Artística.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe-nos a sua opinião, a sua pergunta, comentário ou sugestão.
Todas serão tidas em consideração. Obrigado pela sua visita...

Valências Mutualistas I

Apenas após duas reuniões de direcção realizadas, desde a decisão de 12 de Dezembro de 1909 de fundar uma associação de pobres e humildes a ...