terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Plano de Ação 2012


1 - INTRODUÇÃO

O plano de ação para 2012 coincide com o primeiro ano de mandato da direção, eleita para o triénio 2012-2014.
Nesta medida, o plano proposto incide em duas ideias mestras; continuar a garantir o equilíbrio financeiro nas atividades já em vigor, e terminar a revisão estatutária de forma a esclarecer algum do articulado já existente e por outro lado, abrir portas a uma nova dinâmica, a par da melhoria dos benefícios a proporcionar aos associados.
Obviamente que o enquadramento financeiro de suporte das diferentes atividades pretende-se autossustentável, seja pela própria atividade em si, seja por apoios diretos (convénios) à concretização das mesmas.
A terminar, teremos ainda que ter em conta todo o apoio direto ou indireto concedido pela Câmara Municipal, que se revela, desde sempre, importante para a prossecução dos intentos da União Artística Vilarealense.
O ano de 2012 ficará, por isso, marcado pelas consequências decorrentes em função das alterações nos Estatutos e no Regulamento de Benefícios a adotar. O processo de registo está a ser orientado pela serviços centrais da Direcção-Geral da Segurança Social (DGSS), sendo expectável que o processo seja célere na medida em que as alterações a efetuar no projeto anteriormente elaborado e que mereceu parecer favorável da DGSS, visa, no essencial, tornar mais claro o projeto de alteração submetido a apreciação e votação. 
O objetivo deste Plano de Atividades é descrever as atividades que a União Artística Vilarealense se propõe a desenvolver durante o ano de 2012, tendo em conta os serviços que presta e as atividades que perspetiva para o ano de 2012.

2 - MEDIDAS DE AÇÃO


2.1. – ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO
•Dada a atual situação económica, para 2012 não se prevê qualquer alteração no valor da quotização anual, no entanto, este valor será normalizado, tal como previsto pela anterior Comissão Administrativa.
•Será dada continuidade à campanha de angariação de novos associados, iniciada com sucesso em 2011.
•Consolidação do espaço físico do Bar Associativo/Cafetaria.
•Instalação de espaço multifuncional destinado principalmente às atividades de ocupação de tempos livres dirigidas às associadas.
•Arrancar com a campanha de angariação de donativos associada à campanha de marketing iniciada em 2011, de forma a garantir o financiamento para as obras de recuperação e renovação do último piso da sede (sótão e telhado) e instalação elétrica.
•Manutenção das parcerias existentes referentes à cedência de instalações:
- 2 Grupos de Narcóticos Anónimos e 1 Grupo de Alcoólicos Anónimos;
- Associação de Caminheiros de Vila Real;
- Tuna Masculina da UTAD: “Imperialis Serenatum Tunix”;
- Sport Club de Vila Real (Assembleias Gerais).

2.2 – COMPLEMENTOS
•Criar parcerias de forma a possibilitar a criação do denominado Complemento de Saúde (programa de “check-up” gratuito para todos os associados que estejam há mais de um ano sem ir a uma consulta médica) e consequente Regulamento de Benefícios.
•Promover a realização regular de rastreios gratuitos de indicadores de saúde, tipo glicemia ou colesterol, que possam ser efetuados nas instalações da União Artística Vilarealense.
•Procurar outras parcerias na área da saúde: Clínica dentária, Clínica de saúde (com valências diferenciadas), óticas, entre outras.

2.3. – CENTRO COMUNITÁRIO “O BARREIRA”
A União Artística Vilarealense em 1996, decidiu colocar em funcionamento uma sala de convívio de associados maiores de 55 anos. Desde aí, ao longo dos anos, o conceito e a idade dos associados foi-se alterando, bem como o seu funcionamento, resultado da experiência do convívio diário (de Segunda a Sexta-feira) com os associados e da tentativa de melhorar a resposta às necessidades sentidas. Em 2009, o seu funcionamento equiparava-se mais a um Centro de Convívio, com várias gerações a utilizarem o mesmo espaço num salutar convívio inter-geracional, e por essa razão foi assumido nesse ano a intenção de certificar esta valência.
Com a nova direção e o seu primeiro ano de mandato a coincidir com este ano de 2012 (como referido anteriormente), foi estudada a atual situação e definida a sua mais correta orientação como sendo um Centro Comunitário, devido às atividades habitualmente desenvolvidas e ao legado histórico associado a este projeto.
O trabalho exclusivamente voluntário e a adaptabilidade constante da composição e organização da estrutura existente são a maior prova dessa orientação, pelo que sempre que se justifique terá que ser estudada a forma de incluir técnicos no projeto (em parcerias ou colaborações).
Independentemente desse trabalho e por serem os mais significativos projetos a desenvolver em 2012 destacamos ainda:
•“Telefone 24Horas” - dirigido aos associados com mais de 65 anos, consiste, em casos de urgência ligar à lista de familiares ou amigos previamente definida com o associado.
•Continuar o contato próximo, regular e direto com os associados como garantia de eficácia em despistar algumas situações de maior necessidade ou de apoio social a que pudermos acorrer em tempo útil, minorando carências, ou removendo obstáculos.
•Iniciar estudos/trabalhos com vista à instalação de equipamentos de resposta social.
•Estudar a criação de uma Loja de Beneficência de apoio a famílias carenciadas.

2.3.1. - Atividades Lúdicas e Recreativas
•Desenvolver atividades de informação (a) numa multiplicidade de domínios, e atividades de animação socio-cultural (b) envolvendo toda a comunidade, fomentando a participação, com o objetivo de, contribuir para assegurar a acessibilidade de todos aos diferentes serviços (nomeadamente às que se encontram em situações de desvantagem), e de realizar um diagnóstico social mais profundo para um melhor planeamento futuro das ações.

a)        Informação
Prestação de esclarecimentos e de encaminhamento quando necessário, para as estruturas adequadas, de modo a permitir a obtenção de uma adequada e atualizada informação e orientação sobre os recursos existentes, direitos e deveres, benefícios regulamentados e formas de procedimentos ou esclarecimento de dúvidas.

b)        Animação Socio-cultural
Realizar protocolos no sentido de prevenir e reabilitar em situações de exclusão social.
Despertar as capacidades/potencialidades dos indivíduos famílias e grupos considerados como um todo, de forma a responder às suas necessidades e solicitações da comunidade.

•Realizar ainda as seguintes iniciativas recreativas durante o ano de 2012:
- Festa de Carnaval – Baile da Carolina
- Dia da Mulher (8 de Março): oferecer flores às associadas
- Dia da Árvore: plantação de uma árvore pelos Idosos em colaboração com as crianças de um Jardim de Infância concelhio a designar
- Dia Mundial da Água (alerta para diversas questões relacionadas com a água)
- Passeio cultural ao Santuário de Fátima
- Sardinhada -Jantar Convívio – Santos Populares 2012 – Julho
- Passeio Recreativo de Verão
- Dia Mundial da Terceira Idade (28 de Outubro)
- Participação na conferência internacional sobre Inovação Social 2012,no Outono em Lisboa
- Festa de São Martinho (11 de Novembro)
- Passeio cultural de Inverno
- Festa/Convívio de Natal (Jantar de Natal e distribuição de lembranças natalícias)
- Promoção e participação em convívios de Idosos, nomeadamente o Convívio de Idosos do Concelho, envolvendo também os idosos da comunidade
- Almoço de Natal e de Solidariedade
- Torneio de jogos de salão

2.3.2. - Atividades Culturais
•Continuando a trabalhar no sentido de que as atividades culturais desenvolvidas não sejam o parente pobre no contexto global da ação da União Artística Vilarealense, a direção vai implementar a animação cultural na Sede nomeadamente com exposições, bailes (tradicionais e eletrónicos) e outros pequenos espetáculos, dinamizando um espaço com tradições próprias.
•Desenvolver trimestralmente a atividade “a União vai à Biblioteca”.
•Terminar a compilação da história dos 100 anos de vida da União Artística Vilarealense.
•Recolha de histórias, orações, cantilenas e receitas tradicionais (tradição oral).
•O 102.º aniversário da União Artística Vilarealense não deixará de ser celebrado, como tem vindo a acontecer, implementando a distribuição de diplomas aos associados que completem 30, 40, 50 ou ainda mais anos de vida associativa.
•É crucial realizar o inventário do acervo livreiro e documental da União Artística Vilarealense, para que se consiga decidir o que fazer com aquele espólio, em condições que garantam a sua preservação e a manutenção do seu estado.
•Em 2012, a União Artística Vilarealense não poderá, por si só, garantir as condições financeiras mínimas para a realização de outras iniciativas que considera fundamentais e importantes, tais como a atribuição de apoios a outras coletividades de cariz social, a realização da Noite de Fados ou a realização do Festival de Bandas Vila-Realenses. Os formatos destas realizações vão no entanto continuar a ser reequacionados, procurando novos parceiros que possibilitem a sua concretização.

2.3.3. Atividades Desportivas
•Apoiar o desporto amador, principalmente as modalidades com tradição na cidade, e os diversos torneios e provas organizados, bem como os jogos promovidos pelo Município.
•Promover e organizar uma vez por semana atividades de ginástica com um professor de Ginástica.
•Promover em conjunto com a Associação de Caminheiros de Vila Real o Percurso pedestre turístico do concelho de Vila Real.

2.3.4. Atividades de Apoio Social à Comunidade 
•Em parceria com o projeto municipal existente estudar a melhor forma de apoiar famílias com a distribuição de Bens Alimentares.

2.4 – PLANO DE OBJETIVOS OPERACIONAIS

2.4.1. Organização dos Serviços
•Melhorar a organização dos serviços prestados,
•Melhorar as condições de segurança.
•Elaboração do plano de emergência.
•Realizar simulacro.

2.4.2. Divulgação E Relação com o Exterior
•Promover o intercâmbio com outras entidades com os mesmos fins, para divulgação e desenvolvimento conjunto de convívios.
•Promover contactos com outras instituições do distrito.
•Promover o contacto do exterior com a União Artística Vilarealense para recolha de sugestões de melhoria e divulgação.
•Atualização e introdução de conteúdos no sítio.

2.5. – OUTRAS AÇÕES
•Aprofundar a reorganização dos Serviços Administrativos dinamizando os recursos humanos existentes.
•Atualizar o sistema informático, de modo a melhorar o atendimento dos associados e a gestão dos recursos existentes.
•Aprofundar a gestão de controlo interno e fomentar a coesão da organização.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe-nos a sua opinião, a sua pergunta, comentário ou sugestão.
Todas serão tidas em consideração. Obrigado pela sua visita...

Valências Mutualistas I

Apenas após duas reuniões de direcção realizadas, desde a decisão de 12 de Dezembro de 1909 de fundar uma associação de pobres e humildes a ...